Skip to content

BATISMO

A Igreja de Cristo pratica o batismo que foi cumprido pelo nosso Senhor Jesus Cristo, o batismo em águas correntes e quando o crente atinge a maioridade.

Ver: Confissão de Fé – Artigo 22º.

O Batismo é um Sacramento instituído por Deus na pessoa de João Batista. João era como um Anjo enviado do Céu, para firmar um novo caminho para salvação da Humanidade, um novo concerto, que devia ser selado com o sangue de Cristo (Mateus, 11:7-10; 3:1-11). Uma vez que Deus enviou Cristo, estava a porta aberta para assentar a primeira pedra que devia servir de base ao Templo Espiritual (Igreja). Foi o próprio Jesus Cristo que deu o exemplo para todos os que quisessem segui-lo (Mateus, 3:13-17). Uma vez que ficou a porta aberta, o caminho ficou livre para todos os pecadores arrependidos (Mateus, 11:28-30; 4:16-17). Este convite é feito a todas as pessoas conscientes do que querem (Marcos, 16:15-16; Mateus, 28:18-20). O Batismo só deve ser ministrado a pessoas de maior idade, nunca a crianças e muito menos a animais, barcos ou quaisquer coisas, como muitas vezes se lê nos jornais, alegando que é para se lhe pôr um nome. O Batismo nada tem com o nome. Jesus, quando se batizou, já se chamava Jesus de Nazaré (João, 1:45). Espiritualmente, depois do Batismo, passou a ser Jesus Cristo (Cristo ou Messias). A pessoa, que se batiza, aceitou Cristo. Essa pessoa é um Cristão, passa a ser filho de Deus (João, 1:12). E, como um animal ou qualquer objecto nunca pode ser filho de Deus, como pode um animal ser Cristão? É certo que muitas pessoas, depois do Batismo, procedem mal, mas têm condições de se arrepender.
O Batismo das crianças é nulo. Enquanto menores, não sabem o que querem, não podem escolher, não são livres, estão sujeitas aos seus pais ou tutores. Se estes são crentes, santificam os filhos; se não são, os menores são imundos até à idade em que se possam emancipar e escolher o seu destino (1ª aos Coríntios, 7:13-14). Se não aceitar Cristo, o seu estado, na morte, é como o dos animais (Eclesiastes, 3:18-22). O Batismo deve ser ministrado segundo o Evangelho de Cristo e não segundo os homens. O Batismo Bíblico é feito em Rios ou Mares (Miqueias, 7:19; Mateus, 3:13-17; João, 3:22-23; Atos, 16:13-15). Não há passagem alguma em que se verifique poder fazer-se Batismos em batistérios; esses são os batismos dos homens (Lucas, 20:4).
Aceita Jesus Cristo, foge dos homens em quem não há salvação.