O Núcleo Jovens atual da Igreja de Cristo, foi formado na missão de Lisboa (NJL) no dia 10 de Janeiro de 2025, por um grupo de irmãos e jovens, que sentiram a necessidade de recuperar um núcleo que sempre existiu na história da igreja. Decidiram unir-se, para orientar, e formar numa perspetiva cristã, as crianças e jovens da igreja de Cristo, como complemento da educação familiar em âmbito doméstico.
O projeto surge na necessidade de solucionar um problema: a inexistência de um núcleo de jovens da Igreja de Cristo, nas missões do sul.
Após trocarem ideias, esses irmãos concluíram que tinham objetivos comuns, e passando das palavras aos atos, questionam-se:
“O que teremos que fazer para recuperar algo que sempre fez parte da vida e da história da Igreja de Cristo?”
Havia um desejo unânime: Todos queriam fazer pelos jovens da igreja, aquilo que em tempos fizeram por eles mesmos, quando também eram jovens:
Recebê-los, acolhê-los e instruí-los para caminharem de acordo com os princípios morais da fé Cristã.
As primeiras ideias para iniciar e desenvolver um projeto que incutisse nos jovens da Igreja de Cristo, visavam consciencializá-los de que eles são o futuro e a continuidade da nossa Igreja, e que o seu trabalho no futuro dependerá muito daquilo que eles experienciaram no passado e no presente.
O projeto tem como principais objetivos os seguintes:
Promover uma orientação constante a todas as crianças e jovens, que permita desenvolver as suas capacidades, fomentando primeiramente o conhecimento de Deus, para que então se conheçam a si mesmos. Porque o temor ao Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do santo a prudência (Provérbios 9:10) e consequentemente orientá-los, sobre como viver num mundo criado por Deus (e viu Deus que era bom…) mas que está conspurcado pela imoralidade e desconhecimento do Seu Criador.
Fomentar a capacitação individual e grupal nas diversas atividades e dinâmicas, nomeadamente no espírito de entreajuda e de amor ao próximo, criatividade, resiliência, resolução de conflitos, responsabilidade, respeito e empatia, sendo essas características próprias de caráter moral do ser humano, e principalmente de um cristão (1 Coríntios 13:4-7) que deverá sempre esforçar-se para marcar a diferença numa sociedade que frequentemente inverte valores (Isaías 5:20).
Integrar os jovens na vida da igreja, e na socialização entre gerações, pois os jovens de hoje serão os idosos de amanhã.
Treinar e aperfeiçoar técnicas de amadurecimento dentro da igreja, e assimilar mecanismos de defesa, e de imposição de limites, para domínio e controlo próprios, para saberem que é Deus que os capacita, mas que o livre arbítrio permite que sejam responsáveis pelas suas escolhas, e ações.
Não obstante este projeto ter sido iniciado pela missão de Lisboa, não está restrito apenas aos jovens que frequentam essa missão. O projeto está aberto a todas as crianças e jovens da igreja de Cristo, incluindo jovens adultos, e é extensível a todas as crianças e jovens que se identificam com a fé cristã, pelo que encorajamos todos os jovens da igreja a convidar um amigo.
Consagrámos este projeto a Deus, e por isso desejamos que este dê frutos, e que seja extensível a todas as missões da Igreja, podendo contar com a nossa colaboração, e autorização para usar o mesmo como modelo.
Que a paz e o amor de Deus possa orientar as nossas vidas, pensamentos e decisões, para que busquemos a perfeição, que nos é exigida, mas com a confiança de que quando falharmos, sabermos que Deus amou o mundo de tal maneira, que enviou o Seu filho unigénito ao mundo para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Política de privacidade